O que faz com que profissionais, com a mesma formação académica, tenham resultados tão distintos no exercício de uma mesma atividade profissional?
O que faz com que, por vezes, a mesma realidade tenha interpretações e impactos tão distintos?
Com a Programação NeuroLinguística (PNL) tomamos consciência de que a nossa experiência do mundo não é o mundo…
O mapa não é o território
Alfred Korzybski
Como é que é?…
Na década de 70, em Palo Alto, John Grinder, Richard Bandler e Frank Pucelik, questionaram o modo como nós comunicamos, connosco e com os outros.
Na verdade, a nossa percepção dos acontecimentos é influenciada por um conjunto de filtros, como por exemplo, as crenças, os valores, a nossa história de vida…
E expressamo-nos através da fisiologia e da linguagem que, por sua vez, também se constitui como filtro, generalizando, omitindo e distorcendo a nossa experiência (“oh my GOD”)
Conhecendo os processos que estão por detrás da nossa experiência subjectiva, abrem-se novas possibilidades…
Podemos aumentar o nosso auto conhecimento, compreender melhor o outro, desbloquear crenças limitadoras, ativar recursos internos, reenquadrar situações, ser mais flexíveis, entre muitas outras coisas que nos permitirão alcançar mais facilmente os objetivos a que nos propomos pois, na verdade,
A qualidade das nossas vidas é determinada não pelo que nos acontece, mas antes pelo que nós fazemos relativamente ao que acontece
Anthony Robbins
Hoje a PNL é aplicada em inúmeros contextos, tais como o desenvolvimento pessoal e profissional, as relações humanas, o ensino, a liderança, a saúde, o desporto, as vendas, o coaching e a mediação.
Muito importante, e algo que mantenho presente em mim – A PNL como uma atitude na vida.
E lembro-me agora de uma história que ilustra isso mesmo!
Estávamos na pausa para almoço, quando um participante afirma/ pergunta: “Maria, sendo tu Trainer de PNL, agora já não tens problemas!…”
Esta pergunta ocorreu há cerca de seis anos atrás, quando fazia assistência a um Master de PNL. Na altura, sorri e respondi: “Bom, os problemas continuam a surgir, e muitas vezes com desafios ainda maiores… A diferença que faz a diferença é a forma como eu lido com eles!”
No momento em que me foi colocada esta questão/ afirmação, eu estava a atravessar um dos piores momentos da minha história de vida, recheado de tristeza e incerteza.
A grande diferença é que, de facto, com tudo o que tenho aprendido com Programação NeuroLinguística (PNL), entre outras abordagens de desenvolvimento pessoal, é que a realidade é altamente subjectiva.
A diferença que faz a diferença é a forma como eu interpreto os acontecimentos da minha vida e os recursos ou crenças que ativo a cada momento, que me podem alavancar ou bloquear…
A minha atitude perante a vida faz toda a diferença.
E quem é que a comanda?
EU!
Uma das grandes diferenças que senti, quando comecei a incorporar a PNL na minha vida, foi a tomada de consciência de que quem na verdade é responsável pelo meu estado emocional, sou eu…
Eu tenho escolha.
Eu posso ficar a chorar e a lamentar-me de tudo e de todos ou posso assumir as rédeas da vida e fazer as escolhas que mais contribuem para o meu bem-estar.
Continuarão sempre a existir acontecimentos que não controlamos, que podemos não estar à espera e achar que são demais para nós… Mas, podemos sempre, encará-los com coragem e determinação, ativando os nossos melhores recursos internos.
Tudo na vida é aprendizagem e os acontecimentos surgem quando, na verdade, já estamos preparados para eles, mesmo que no momento, nos pareça o contrário.
E cada experiência que vivemos, alimenta e reforça o nosso interior.
Compreender como funciona a nossa mente, facilita-nos muito a nossa vida e abre-nos novas possibilidades de ação.
A tomada de consciência é o primeiro passo para a mudança!
Com PNL, podemos ir ao encontro da melhor versão de nós mesmos, do nosso potencial, que tantas vezes “escondemos”.
Suba o primeiro degrau e inicie um percurso de descobertas sobre si!
Ouse sair da sua zona de conforto e experimente novas ferramentas que permitem maximizar a sua eficácia pessoal e profissional, conduzindo a melhores resultados.
Um abraço
Até Já
Maria
1 comentário
Ricardo Franklin · 08/01/2024 às 13:30
Excelente conteúdo! Rico em detalhes, bem estruturado e
extremamente informativo. Parabéns pela qualidade do
material, é inspirador e esclarecedor.