O Modelo de Panorama Social, desenvolvido pelo Dr. Lucas Derks (PhD), baseia-se nos princípios da Programação NeuroLinguística (PNL) e da Psicologia Social e Cognitiva. Contempla uma série de ferramentas para o coaching e terapia, direcionadas para o diagnóstico e transformação do mapa inconsciente das pessoas sobre os seus temas relacionais (consigo próprio e com os outros).
Entrevista breve sobre Panorama Social com o próprio autor do modelo: O porquê do Modelo; O que é e em que medida pode contribuir para melhorar a qualidade das nossas relações e da nossa vida.
Somos seres sociais e a nossa experiência de vida é com pessoas.
Vivemos num mundo onde as relações humanas são chave para o nosso bem-estar.
Para navegar com sucesso no mundo em que vivemos, precisamos de um mapa da humanidade que nos diga quem são os outros e como nos “encaixamos” entre eles.
Por um lado, aprendemos a distinguir as características únicas dos outros para que possamos reconhecê-los como indivíduos. Por outro lado, precisamos registar, de alguma forma, as relações que temos com as pessoas à nossa volta.
A pergunta que o modelo do panorama social responde é: como representamos essas relações interpessoais?
Este modelo parte do princípio de que as pessoas vivem inconscientemente num espaço tridimensional, no qual atribuíram a si mesmas e aos outros um lugar. O local exato em que essas imagens sociais são projetadas determinam a natureza e a qualidade das relações envolvidas.
No Panorama Social, para além de se abordar as relações com os outros, é basilar a relação que temos connosco próprios, a sensação que temos de nós e a nossa autoimagem.
Com Técnicas de Panorama Social podem ser trabalhadas questões ao nível dos relacionamentos íntimos, autoconfiança, conflitos, poder, famílias, equipas e organizações.
Curso Consultor Panorama Social
O Panorama Social é usado como um instrumento de diagnóstico psíquico e social, aplicado no tratamento de relações sociais.
Objetivos
O presente curso pretende dotar os participantes do conhecimento base sobre os princípios do modelo, conhecer técnicas altamente eficazes no trabalho da autoimagem e autovalorização, nas transformações das vivências que temos em contexto familiar, nas relações sociais, na harmonização de relações com pessoas de autoridade ou falecidas, bem como dos processos dentro das organizações, na formação, negociação e dinâmica de grupos.
Para Quem
O curso está aberto para qualquer pessoa que seja, no mínimo, praticante de Programação NeuroLinguística (PNL) ou que tenha uma formação equivalente, nomeadamente: profissionais nas áreas das ciências sociais e humanas; Coachs Profissionais; (Hipno)terapeutas; Psicólogos; Gestores; Mediadores…
Consulte o programa detalhado descarregando o ficheiro abaixo
A próxima edição está agendada para os dias 20, 21, 22, 23 e 24 de Maio de 2023, em Lisboa.